segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Como parar de fumar?


É preferível parar de uma só vez. Estatisticamente, este método parece dar melhores resultados do que tentar reduzir progressivamente o consumo.

Escolha bem o momento: uma viagem de férias, um período de trabalho menos intenso... É mais fácil livrar-se do tabaco, quando está mesmo calmo.

Anuncie a sua decisão a quem o rodeia (colegas, amigos, etc.). Procure o apoio de pessoas da sua confiança. Se o seu cônjuge é fumador, convença-o a deixar de fumar ao mesmo tempo. A dois, podem partilhar-se experiências e um pode ajudar o outro em momentos de "fraqueza".
Elimine todos os objectos ligado ao consumo de tabaco (cigarros, isqueiros e cinzeiros).

Reduza o consumo de café, chá, álcool e de alimentos calóricos, como substitutos.

Encontre pequenos truques para utilizar quando lhe apetecer fumar (beber água, exercício de respiração, objecto semelhante a um cigarro para manusear, se necessário).

Inicie uma actividade física, para aliviar o stresse e controlar um eventual aumento de peso.





Se, para si, for difícil deixar de fumar sozinho ou com o apoio das pessoas que o rodeiam, uma ajuda externa aumenta as hipóteses de sucesso. O primeiro passo poderá ser falar com o seu médico de família. Está provado que os fumadores que procuram um médico têm mais hipóteses de êxito do que os que tentam deixar de fumar sem ajuda.

O médico vai ajudá-lo a analisar o seu comportamento de fumador. Examinará a sua motivação, os seus problemas e a melhor maneira de lhes fazer face. Caso seja necessário, o médico poderá aconselhar-lhe um medicamento. Segundo alguns estudos, dos doentes que procuram aconselhamento médico, 10% conseguem manter-se sem fumar, ao fim de um ano; se aos conselhos for associado um tratamento com medicamentos, este número sobe para 30 a 40%.

Nalguns hospitais e centros de saúde, existem consultas específicas para quem quer deixar de fumar, em que estão envolvidos médicos e psicólogos. Trata-se das chamadas consultas de desabituação tabágica. Pergunte ao seu médico de família onde e como poderá aceder a estas consultas.


Centros em Portugal

Apenas encontramos dois centros:

em Lisboa: calçada de st. António, nº16
telemóvel - 963868893
telefone - 213551900

no Porto: Centro Comercial Visconde de Barreiros
Av. Visconde de Barreiros 27, 4º Esq.
telemóvel - 965823977
telefone - 229483170


Fonte: http://www.deixeidefumar.com/
http://www.deco.proteste.pt/prevencao/deixar-de-fumar-s419581.htm

3 comentários:

AAL disse...

Quanto tempo precisa uma pessoa para deixar de fumar?
By:Ana Ross nº2 8ºD

AAL disse...

Fumar causa que tipos de doenças?
By:Alexandra Silva nª1 8ºD

Perigo Silencioso disse...

em Aveiro tambem , existe tramento de parar de fumar ?
Micaela Correia 8ºD